segunda-feira, 11 de agosto de 2008


*
(Foto por Wellington de Melo)
*
* Áudio: http://www.goear.com/listen.php?v=73b140c
*
*
“Vim para ficar
não tenho parte com as coisas transitórias.
sou imanente inconsútil estrutural sou interiça: talharam-me
[de umapeça só
deram-me um nome
e uma cor secreta que adivinho em sonhos
daí que carrego uma saudade nos olhos que me faz parecer
[um calendário sem tempo.

Cheguei pra ficar.
Minha permanência perturba tua transitoriedade sem raízes
descompassa teus passos sem compromisso com o chão que
[me retém.

Os que não me sabem me adivinham marco fincado
entre estradas partindo para onde não sei
estática rosa dos ventos para tua face instável e fugida.”
*
*
Pois é, Poesia de Maria do Carmo Barreto Campello de Melo, intitulada “Do Vir e Do Ficar”, contida no livro “VerdeVida”, do ano de 1976. Maria do Carmo nasceu no Recife, no dia 21 de julho de 1924. Passou a infância no antigo Engenho da Torre e no Rio de Janeiro, rodeada por seus 12 irmãos. Casou-se com o engenheiro e fotógrafo professor José Otávio de Melo, com quem teve oito filhos e estes lhe trouxeram dezesseis netos.... Católica praticante, a fé esteve presente não só na vida prática, mas nos versos poéticos. As letras acompanharam-na por toda a vida...hora no jornal impresso, onde mesclava arte e informação, hora nos seus livros recheados de poesias sensíveis e expressivas... Vencedora de diversos prêmios literários, a poeta ocupava a cadeira de número 29 na Academia Pernambucana de Letras. Maria do Carmo nos deixou a pouco... no dia 23 de julho, entregou-se ao mundo invisível da poesia eterna, onde, certamente, encontrou aquEle a quem devotou tamanha fé, e um teatro celeste lotado de poetas felizes por recebê-la.
*
*
Quer mai?
Toma: http://www.mariadocarmobcm.com.br/
*
*
CRÉDITO: "My Way" - Frank Sinatra

(música predileta
da poeta,
secreto afeto
cedido por sua neta...)

Um comentário:

Wellington de Melo disse...

Bela homenagem.
Eu tirei essa foto durante uma apresentação seu Auto de Natal, no Gabinete Português de Leitura.

Saudades...