quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Quinta-feira, 11/09/08



*Áudio: http://www.goear.com/listen.php?v=7ec92c5

"Meu passado foi bem aproveitado

Tive força, vigor e sensatez...

Eu contava feliz a cada mês

Doze moças que havia namorado.

Hoje em dia ninguém vejo ao meu lado,

Meu futuro ficou sem direção.

Quando vem essa tal recordação

Eu suspiro dizendo com saudade:

"Se pudesse eu comprava a mocidade

Nem que fosse pagando à prestação".

*
Quando moço não quis saber de estudo,

Permiti que o meu tempo fosse vago.

Hoje vejo que o tempo fez estrago...

Tornou nada o meu tempo (ou quase tudo).

Desse tempo o punhal pontiagudo

Fez sangrar sem dar valorização,

Pois quem tinha esse dom jogou no chão,

E eu falei para o tempo:"Majestade,

Se pudesse eu comprava a mocidade

Nem que fosse pagando à prestação".

*
Mas passado não volta nunca mais,

O que é bom pouco a pouco se dissolve...

Pega o tempo, carrega e não devolve

Deixa claro cumprindo os seus ‘sinais’.

Eu sou contra essas leis universais...

Deveria pra cada cidadão

Existir outra chance, aí então

Ele iria escrever com mais vontade:

"Tô comprando de volta a mocidade

Nem que seja pagando à prestação"."
*

Pois é, Poesia de Felipe Júnior, trechos do poema: "Se Pudesse Eu Comprava a Mocidade, Nem Que Fosse Pagando à Prestação. Nesses versos o poeta se utiliza de um recurso comum na literatura de cordel: o mote, frase que se repete tal qual um refrão, e que guia toda a poesia da qual faz parte. Felipe Júnior faz parte da União dos Cordelistas de Pernambuco, a UNICORDEL, e também da União Brasileira dos Escritores em Pernambuco, a UBE – PE. É natural de Patos, interior da Paraíba, e foi criado em São José do Egito, o que explica o seu imenso talento para a poesia. Talento esse que foi reconhecido no último Recitata, concurso de poesia oral realizado pela Prefeitura da Cidade do Recife, no qual conquistou o terceiro lugar, eleito pelo júri popular. O poeta cordelista Felipe Júnior acaba de lançar o seu CD "Na Boléia da Rima e do Riso", recheado de versos que narram uma caminhada cercada de poesia por todos os cantos.
*
Quer Mais?
*
CRÉDITOS: "Peixando na Corda", Banda de Pífanos Flor do Taquari.

Nenhum comentário: