domingo, 27 de julho de 2008

quinta-feira 24/07/08

*Especial 100 anos Solano Trindade



*
*
*Áudio:http://www.4shared.com/file/56514777/4c6f839e/POIS_E_POESIA_24_07_08.html?dirPwdVerified=1b9560d1
*
*
"Quando eu tiver bastante pão
para meus filhos
para minha amada
pros meus amigos
e pros meus vizinhos
quando eu tiver
livros para ler
então eu comprarei
uma gravata colorida
larga
bonita
e darei um laço perfeito
e ficarei mostrando
a minha gravata colorida
a todos os que gostam
de gente engravatada..."
*
*
Pois é, Poesia de Solano Trindade, intitulada “Gravata Colorida”. Hoje no Recife, no Brasil, no mundo e além, comemora-se o centenário do poeta Solano Trindade, desencarnado, mas vivo em seus versos. Este recifense fez poesia social, poesia forte, em favor do negro, da liberdade e da igualdade. A poesia escrita não foi eu único grito: Solano Trindade fundou a Frente Negra Pernambucana, que mais tarde torna-se o Centro de Cultura Afro-Brasileira e, em 1950 funda o Teatro Popular do Negro. O Recife não o segurou: morou em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo...e por fim Rio de Janeiro. Mas, ao que parece, nunca deixou sua terra e continua vivo na memória de seus filhos poéticos, vivo no Pátio do Terço, no bairro de São José, vivo na história do povo negro, na história do povo.
“Na minh'alma ficou
o Sambao Batuque
o Bamboleio
e o Desejo de Libertação.”
Solano Trindade, Recife 24 de julho de 1908 - Rio de Janeiro, 1974.
*
*
Quer mais?

2 comentários:

Marina Moreirah disse...

maari! muito bom teu blog! :D
é ótimo poder te ouvir recitando poesias (pernambucanas, ainda mais) a qualquer momento.

só é chato ter que ficar baixando os audios! :~
vc podia coloca-los nesse site: http://goear.com/
que dá pra por um playerzinho com a faixa no post e ai não precisa nem sair do blog pra ouvir!

beijos, parabéns! :*

Sonhos Crônicos disse...

É ter na mira o mote
à moita do sentido
Na espera silenciosa
Do primeiro bote

Ter o gosto acre
da presa vernácula
que nos salta das mãos
os olhos da pele
Em sentido São...

Mil Bigios pra ti
PS: tem mais poema,de hj...